Geradores de energia apoiam as medidas lançadas pelo governo para mitigar os impactos da crise hídrica. Foi enviada ao Congresso nacional, no fim de junho, a Medida provisória 1055, que trata da crise e cria a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg). Em reportagem do Canal Energia, associações comentam as atitudes tomadas para atravessar esse período.
O presidente da ABIAPE (Associação Brasileira de Investidores em Autoprodução de Energia), Mário Menel, avalia que a medida é positiva, mas entende que há um momento crítico e que é preciso estar atento para o futuro do abastecimento de energia no Brasil.
A atitude também foi elogiada pelo presidente da ABRAGEL (Associação Brasileira de Geradores de Energia Limpa), Charles Lenzi. Ele disse que é importante mostrar ao setor que há um grupo organizado dentro do governo para pensar em saídas para a crise. No entanto, Lenzi alerta para as mais de 200 emendas adicionadas à MP 1055. Para ele, é preciso aguardar o início das atividades.